domingo, 21 de fevereiro de 2016

Comida | Bolo de aniversário


Esta foi a minha inspiração para fazer o bolo de anos do meu irmão que fez ontem 17 anos. Fiz algumas alterações e misturei receitas mas acho que até resultou mais ou menos.

Comecei por fazer um pão de ló utilizando a receita da minha avó com os tempos do livro de receitas da bimby: 

6 ovos (pesei os ovos)
Peso dos ovos em açúcar
Metade do peso dos ovos em farinha
1 colher chá de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Colocar a borboleta, os ovos, o açúcar e programar 9 min/37º/vel. 3.
Por último, juntar a farinha, o fermento e programar 20 seg/vel 3. 
Deitar a massa numa forma já untada e polvilhada com farinha e levar ao forno 30/40 min. 



Este foi o resultado do pão de ló. Ficou mais fofinho que aquilo que estava à espera até! Depois dividi-o em duas camadas para pôr o recheio. Utilizei o recheio para o meio do bolo e para os lados para colar os palitos de chocolate.

Recheio:

1 embalagem de 250 gr de Mascarpone
2 claras de ovo
6 colheres sopa de açúcar

Pulveriza-se o açúcar 15 seg/vel.9.
Adiciona-se as 2 claras, coloca-se a borboleta e bate 3 min/vel. 3,5.
Por fim, acrescenta-se o mascarpone e bate mais 2 min/vel 3,5.

A receita original dizia para fazer creme de manteiga para pôr por cima e eu fiz. Experimentei e não achei que ficasse muito bem com o bolo mas como era a única coisa que conseguia fazer com o que tinha em casa acabei por utilizar. Se tivesse sobrado recheio de mascarpone teria utilizado esse mas não sobrou... Para a próxima faço o dobro da quantidade do mascarpone porque é muito melhor!

Cobertura (creme de manteiga):

250 gr de manteiga
600 gr de açúcar em pó (podem pulverizar na bimby que foi o que fiz)
1 colher sopa de leite
1 colher de café de essência de baunilha

Coloca-se a manteiga com a colher de sopa de leite e a baunilha e mistura-se 20 seg/vel. 3.
Adiciona-se o açúcar e bate-se mais 1 min/vel. 4.

Primeiro, coloquei o recheio e montei as 2 camadas. Depois coloquei a cobertura de creme de manteiga e por fim, barrei de lado o resto do recheio.
Fui colocando os palitos de chocolate uns ao lado dos outros, empurrando um bocadinho para dentro para "colarem" e para decorar a cobertura usei Pintarolas (não havia Smarties e fiquei mesmo triste porque não é a mesma coisa... Usem Smarties ou M&Ms!). E este foi o resultado final:




Portanto, se recriarem esta receita, não utilizem o creme de manteiga (a menos que gostem muito, que não é o meu caso) e se puderem optem pelos Smarties originais. Mas no fim, acho que ficou super engraçado e sem o creme de manteiga, está ótimo! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário