segunda-feira, 11 de abril de 2016

Comida | Eu não resisti...


Eu sei que já fiz anos na terça feira e que tive direito a um queque de chocolate e a um bolo brigadeiro. Mas a minha mãe e a minha avó ainda não me tinham cantado os parabéns e para se cantar os parabéns é preciso um bolo ;) *guilty me*



Embrenhei pelo mundo dos blogs de comida e encontrei a receita que queria com as coisas que tinha cá em casa e ontem à noite (às 23h!!) estava a fazer o bolo. Segui a receita do blog Sweet Gula, fiz algumas alterações e só me esqueci de adicionar o fermento que a receita também não tinha!



Bolo:
250 gr. de açúcar 
200 gr. de manteiga
6 ovos
1 iogurte natural
250 gr. de farinha
raspa e sumo de 1 laranja

Colocar a borboleta no copo. Separar as claras das gemas, reservar as gemas e colocar as claras no copo. Programar (6min/vel3,5). Retirar e reservar.
Retirar a borboleta do copo, colocar o açúcar e a manteiga em pedaços e programar (2min/37ºC/vel2).
De seguida programar (30seg/vel3) e adicionar as gemas, uma a uma.
Juntar o iogurte, a farinha, o sumo e a raspa da laranja. Programar (1min/vel4).
Adicionar as claras e envolver delicadamente na massa com a espátula.
Verter a massa numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 50 minutos. Fazer o teste do palito para verificar se está cozido.

Recheio:
35 gr. de açúcar
raspa de 1/2 laranja (só a parte amarela)
1 gema de ovo
1 c. (chá) de essência de baunilha 
150 ml. de leite (150gr.)
10 gr. de amido de milho (Maizena)

Deitar no copo o açúcar e a raspa de laranja e pulverizar (15seg/vel9).
Juntar os restantes ingredientes e programar (6min/90ºC/vel4).
Tapar com película aderente até arrefecer.

Cobertura:
200gr. de chocolate para culinária 
3 c. (sopa) de leite
1c. (sopa) de manteiga
18 bombons After Eight (sabor a laranja)
raspa de laranja q.b.

(Eu não usei os After Eight nem a raspa de laranja por cima.)

Quando terminar o tempo de cozedura do bolo, desenformá-lo e deixar arrefecer.
Cortá-lo em duas metades, no sentido horizontal e colocar o recheio.
Para a cobertura, derreter em banho maria (fiz no microondas) o chocolate juntamente com o leite e a manteiga. Cubrir o bolo com o chocolate ainda quente e deixar o chocolate escorrer ligeiramente nas laterais. Dispôr em toda a volta os bombons After Eight, colando-os ao chocolate.
Decorar a gosto com raspa de laranja.




E foi isto. Estava muito bom, só lhe faltou mesmo um pouco de fermento para ficar mais fofinho!


Sem comentários:

Enviar um comentário